quarta-feira, 18 de maio de 2011

Santo do Dia - Santo Ivo - 19-05

Nasceu em 1253, nas proximidades de Treguier, na Baixa Bretanha. Aos 14 anos, foi à Paris, onde cursou filosofia e teologia, direito civil e direito canônico.

Ordenado sacerdote, por quatro anos foi juiz eclesiástico na diocese de Rennes. Era chamado o Advogado dos Pobres. Um dia livrou uma pobre mulher da prisăo, quando lhe faltava apenas o veredicto final. Dois farsantes haviam entregue à ela uma mala com ouro e dinheiro, para que a guardasse e somente a entregasse na presença dos dois. Passados alguns dias, os ladrőes levaram adiante o seu plano: o primeiro conseguiu que a mulher lhe entregasse a mala e o segundo a levou ao tribunal, acusando-a de roubo.

Compadecido dela, Santo Ivo foi ao tribunal e disse: Esta mulher sabe onde se encontra a mala e está disposta a exibi-la. Pediram entăo que ela a mostrasse. Santo Ivo acrescentou, entăo: Uma vez que a acusada sómente pode devolver a mala na presença dos dois interessados, fica o demandante obrigado a apresentar o seu companheiro neste tribunal ... Santo Ivo granjeou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos. Ele próprio ia buscar nos castelos o cavalo, o carneiro roubado dos pobres sob o pretexto de impostos năo pagos. É o padroeiro dos Advogados


O R A Ç Ã O


"Deus, nosso Pai, Santo Ivo assumiu a causa dos humildes, dos pobres e dos pequeninos, defendendo-os contra a ganância e a exploraçăo dos inescrupulosos. Iluminai, Senhor, a mente e os coraçőes de quantos tęm a difícil tarefa de desmascarar a mentira, defender o inocente, condenar os criminosos, os corruptos e dilapidadores dos bens públicos, promovendo assim a justiça e o cumprimento da lei. Năo lhes pesem a condenaçăo do inocente que clama aos céus vingança e justiça contra os crimes a eles injustamente imputados. Senhor, dai-nos, enfim, coragem e ousadia de exigir que se faça justiça e cessem as impunidades e as parcialidades com que os culpados săo postos em liberdade e os inocentes condenados. "

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»