sábado, 14 de maio de 2011

Leitura Bíblica - 17-05-2011

Páscoa

1ª Leitura
At 11,19-26

19 Aqueles que se haviam espalhado por causa da
tribulação que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à
Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora
não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu.
20 Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da
cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a
pregar também para os gregos, anunciando-lhes a Boa
Notícia do Senhor Jesus. 21 A mão do Senhor estava
com eles, de modo que foi grande o número dos que
acreditaram e se converteram ao Senhor. 22 A notícia
chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e esta enviou
Barnabé para Antioquia.
23 Quando Barnabé chegou e viu a graça de Deus, ficou
muito contente e os animou a permanecerem de todo o
coração ligados ao Senhor. 24 Barnabé era homem bom,
cheio do Espírito Santo e de fé. E uma considerável
multidão se uniu ao Senhor.
25 Barnabé foi, então, para Tarso em busca de Saulo. 26
E o encontrou e levou para Antioquia. Passaram um ano
inteiro trabalhando juntos nessa igreja, e instruíram muita
gente. Foi em Antioquia que, os discípulos receberam
pela primeira vez, o nome de "cristãos."

Salmo Responsorial

Sl 87,1-3
1 Dos filhos de Coré. Salmo. Cântico. Sião foi construída
sobre o monte santo,
2 e Javé prefere as portas dela a todas as moradas de
Jacó.
3 Que anúncio glorioso para você, ó cidade de Deus!

Sl 87,4-5
4 "Contarei o Egito e a Babilônia entre os meus fiéis.
Filisteus, tírios e etíopes aí nasceram".
5 E de Sião será dito: "Todo homem aí nasceu. Ela foi
fundada pelo Altíssimo em pessoa".

Sl 87,6-7
6 Javé inscreve os povos no registro: "Este homem
nasceu aí".
7 E cantarão, enquanto dançam: "Em ti se encontram
todas as minhas fontes".

Evangelho
Jo 10,22-30

22 Em Jerusalém estava sendo celebrada a festa da
Dedicação. Era inverno. 23 Jesus passeava pelo Templo,
andando no pórtico de Salomão. 24 Então as
autoridades dos judeus o rodearam e disseram: "Até
quando nos irás deixar em dúvida? Se tu és o Messias,
dize-nos abertamente."
25 Jesus respondeu: "Eu já disse, mas vocês não
acreditam em mim. As obras que eu faço em nome do meu
Pai, dão testemunho de mim; 26 vocês, porém, não
querem acreditar, porque vocês não são minhas ovelhas.
27 Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e
elas me seguem. 28 Eu dou a elas vida eterna, e elas nunca
morrerão. Ninguém vai arrancá-las da minha mão. 29 O
Pai, que tudo entregou a mim, é maior do que todos.
Ninguém pode arrancar coisa alguma da mão do Pai. 30 O
Pai e eu somos um."

* * *

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»