sábado, 14 de maio de 2011

Leitura Bíblica - 16-05-2011

Páscoa


1ª Leitura
At 11,1-18

1 Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judéia
souberam que também os pagãos haviam acolhido a
Palavra de Deus. 2 Quando Pedro subiu a Jerusalém, os
fiéis
de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo:
3 "Você entrou na casa de incircuncisos e comeu com
eles!" 4 Então Pedro começou a relatar-lhes, passo a
passo, o que havia acontecido:
5 "Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei
em êxtase e tive a seguinte visão: vi uma coisa parecida
com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro
pontas, descia do céu e chegava até mim. 6 Olhei
atentamente e vi dentro dela quadrúpedes, animais
selvagens, répteis da terra e aves do céu. 7 Depois ouvi
uma voz que me dizia: 'Levante-se, Pedro, mate e coma'.
8 Eu respondi: 'De modo nenhum, Senhor! Porque jamais
coisa profana e impura entrou na minha boca'. 9 A voz
me disse pela segunda vez: 'Não chame de impuro o que
Deus purificou'. 10 Isso repetiu-se por três vezes.
Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11
Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em
que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de
Cesaréia, à minha procura. 12 O Espírito me disse que
eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão
aqui me acompanharam, e nós entramos na casa daquele
homem. 13 Ele nos contou que tinha visto um anjo
apresentar-se em sua casa e dizer: 'Mande alguém a Jope
para fazer com que Simão, também chamado Pedro, venha
até aqui. 14 Ele fará uma apresentação dos
acontecimentos que vão trazer a salvação para você e para
toda a sua família'. 15 Logo que comecei a falar, o
Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que
desceu sobre nós no princípio. 16 Então eu me lembrei
do que o Senhor havia dito: 'João batizou com água, mas
vocês serão batizados no Espírito Santo'. 17 Deus
concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós por termos
acreditado no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me
opor à ação de Deus?"
18 Ao ouvir isso, os fiéis de origem judaica se
acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: "Também aos
pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!"


Salmo Responsorial
Sl 42,2-3

2 Como a corça bramindo por águas correntes, assim
minha alma está bramindo por ti, ó meu Deus!
3 Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando
voltarei a ver a face de Deus?


Sl 43,3-4
3 Envia tua luz e tua verdade: elas me guiarão,
e me levarão ao teu monte santo, para a tua moradia.
4 Eu irei até o altar de Deus, ao Deus que me alegra.
Vou exultar e celebrar-te com a harpa, ó Deus, o meu
Deus!


Evangelho
Jo 10,1-10

1 "Eu garanto a vocês: aquele que não entra pela porta no
curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e
assaltante. 2 Mas aquele que entra pela porta, é o pastor
das ovelhas. 3 O porteiro abre a porta para ele, e as
ovelhas ouvem a sua voz; ele chama cada uma de suas
ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 Depois de
fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha na frente
delas; e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz.
5 Elas nunca vão seguir um estranho; ao contrário, vão
fugir dele, porque elas não conhecem a voz dos
estranhos." 6 Jesus contou-lhes essa parábola, mas eles
não entenderam o que Jesus queria dizer.
JESUS É O ÚNICO CAMINHO
7 Jesus continuou dizendo: "Eu garanto a vocês: eu sou
a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram antes de
mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os
ouviram. 9 Eu sou a porta. Quem entra por mim, será
salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem. 10 O ladrão
só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que
tenham vida, e a tenham em abundância.


* * *

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»