sábado, 14 de maio de 2011

A Bíblia Fala - 1- Riquezas Esquecidas

 1- Riquezas Esquecidas


Anos atrás um abastado cavalheiro inglês adoeceu e morreu. Ao chegar o dia da leitura de seu testamento e da partilha da fortuna que deixara, sua filha predileta teve amarga decepção. Dizia o pai, no testamento, que ela devia receber "Minha Bíblia e tudo que ela contém."

Embora soubesse que o pai fora devotado estudioso da Bíblia, e que esse Livro era sempre por ele tido como um tesouro, escondeu-o ela no fundo de um velho baú e continuou a viver como dantes.

Após algum tempo, a adversidade começou a seguir-lhe os passos. A saúde precária e outras dificuldades reduziram-na à pobreza. Alquebrada física e espiritualmente, procurou, desesperada, uma solução aos seus problemas. Depois de tentar todos os meios ao seu alcance, resolveu recorrer à Bíblia de seu pai, para ver se ela a ajudaria a vencer as dificuldades.

 
Imaginai sua surpresa ao folhear aquele Livro esquecido e descobrir, entre muitas de suas páginas, vultuosos cheques de banco! Era rica havia muito, e não se apercebera de sua boa fortuna por nao ter entendido as palavras do pai, ao legar-lhe "Minha Bíblia e tudo que ela contém."

Deixou-nos nosso Pai celestial um grande tesouro nas páginas deste Livro maravilhoso. Talvez não encontreis notas de banco entre as páginas da Biblia, mas podeis encontrar paz, alegria, esperanca, fé e vida eterna ao lerdes o seu conteúdo. Tesouros inapreciáveis! Riquesas esquecidas! Que tesouro maior poderia o homem desejar! Muito milionário trocaria sua fortuna por esses valores.

Triste é dizer, milhões de pessoas se acabrunharam e amargam a vida porque não aprenderam como encontrar no "bom Livro antigo" a solução de suas dificuldades. Demasiada TV, ocupações demasiadas e demasiados problemas para resolver, têm roubado à humanidade o tempo necessário para deixar que Deus lhes fale ao coração e à mente por meio de Sua Palavra.
 
Unamo-nos na busca da verdade e dos tesouros escondidos, ao tratarmos de descobrir o que a Bíblia nos diz a seu próprio respeito.


 1. Qual disse Jesus, é a fonte da verdade? S. João 17:17


 2. De que maneira comunicava Deus aos profetas a Sua palavra de verdade, as Escrituras? II S. Pedro 1:20 e 21 

 3. Que parte das Escrituras é inspirada por Deus? II Timóteo 3:16



 4. Que partes da Escrituras usou Cristo para provar a verdade? S. Lucas 24:44


5. De quem dão testemunho todas as Escrituras? S. João 5:39  

6. Por que foram registradas as experiências dos personagens bíblicos? I Coríntios 10:11

7. Que podemos ter, mediante o estudo das Escrituras? Romanos 15:4

8. Como um auxílio no caminho da vida, a que compara Pedro a palavra profética? II S. Pedro 1:19

9. Por que disse S. Paulo que os bereanos eram mais nobres do que os de tessalônica? Atos 17:11


10. Desde quando estudou Timóteo as Escrituras? II Timóteo 3:15

11. Que, disse S. Paulo, devemos fazer com a Bíblia? II Timóteo 2:15

12. Como devemos estudar a Bíblia? Isaias 28:10

NOTA: Para compreender qualquer assunto apresentado na Bíblia, temos de considerar tudo que é ensinado nas diferentes partes das Escrituras. Essas passagens têm de ser reunidas, como se reúnem, por exemplo, as partes de um quebra-cabeça, para ver o quadro completo, em sua beleza.
 13. Com que propósito devemos estudar a Palavra de Deus? II Timóteo 3:16 e 17 

 14. De que maneira nos ajudará a Palavra de Deus a andar nos Seus caminhos? Salmos 119:105 

Ao cabo de quarenta dias, quando Cristo estava fisicamente débil e com fome, aproximou-se-Lhe o diabo e O tentou a pecar. Apresentou ao nosso Senhor três tentações. Tentou-O a transformar em pão as pedras. Tentou-O a adorá-lo, a ele que era Satanás, com a falsa promessa de que poderia ter o domínio do mundo sem por ele morrer.

Afinal, tentou-O a lançar-Se do pináculo do templo. Cristo saiu vitorioso de cada tentação. Fez frente a cada tentação com um texto bíblico. Três vezes Cristo resistiu à tentação de Satanás com a declaração: "Está escrito." Jesus conhecia as Escrituras e delas Se servia para resistir às argúcias do tentador.

Jesus nos advertiu de que o diabo procuraria enganar até mesmo os eleitos. Unicamente revestindo-nos "de toda a armadura de Deus" seremos aptos a resistir aos magistrais enganos do maior enganador. 

Está o leitor familiarizado com o que a Bíblia ensina?
Dedica todos os dias algum tempo a ler a carta de amor de Deus a Seus filhos terrestres?
Sabe o que Deus deseja que faça e creia, a fim de poder um dia ser um cidadão daquela Terra melhor?
Se se sente descontente com o conhecimento que tem adquirido no passado acerca de Deus e Sua verdade, como é ensinada na Palavra, estas lições lhe oferecerão uma oportunidade para aprender o que é a verdade. Cada uma das lições se baseará na Bíblia. Por que não por de parte um pouco de tempo cada semana, para aprender o que precisa saber para poder entrar no reino dos Céus? 
Até já!!!

Vida e Saúde 2 - O que fazer para ter saúde?


Introdução ::

Você sabia que são os seus hábitos de vida que determinam a sua saúde? Pois é. Se seus hábitos de vida são adequados, o seu organismo será forte, resistente, e você dificilmente adoecerá. E o que vem a ser hábitos de vida adequados, já que este é o segredo da saúde ? É quando, na sua maneira de viver, você não agride o seu organismo e atende as suas necessidades. Mas, se você não atende as necessidades do seu organismo e, ao contrário, o agride, seus hábitos não são adequados e trarão dificuldades para sua saúde e provocarão doenças.

O organismo e suas necessidades ::
O ser humano foi criado por Deus como um organismo global, um todo que funciona em perfeita harmonia entre suas partes, e deve ser atendido em sua totalidade, para que tenha saúde. Assim, é importante que você conheça como ele é constituído. Seu organismo é constituído de corpo, mente e espírito, e cada uma destas partes têm suas necessidades próprias, que você precisa atender e cuidar bem. Se uma das partes estiver mal cuidada, o organismo todo estará prejudicado. Essas necessidades devem ser atendidas de acordo com as leis que determinam o que é melhor, e não de acordo com a vontade ou o gosto de cada pessoa. Este é o grande problema que têm causado muito prejuízo e sofrimento às pessoas: fazer o que é gostoso ( e não o que é correto, melhor e saudável) criando hábitos de vida prejudiciais, que provocam doenças. Conheça agora, as necessidades gerais de seu organismo.

As necessidades do corpo ::

As necessidades mais importantes do corpo, são: 1- Sol e ar 2 - Água 3 - Alimento 4 - Exercício 5 - Repouso 6 - Higiene Essas necessidades do corpo precisam ser atendidas para que ele seja sadio. Basta uma delas não ser atendida para enfraquecer, diminuir a resistência e adoecer, mais cedo ou mais tarde, além de tornar a cura mais difícil. Você vai aprender sobre todas essas necessidades, ao longo do "Programa Vida e Saúde", e vai ver como elas são importantes e indispensáveis. Por exemplo: você pode estar com um problema de saúde, um sintoma ou uma doença, simplesmente por não beber a água que seu corpo precisa e, sem saber, estar tomando remédios quando deveria tomar mais água. Os remédios, quando inadequados, só irão intoxicar e provocar gasto desnecessário de dinheiro. Todas as necessidades do corpo serão explicadas separadamente, nas próximas lições.

As necessidades da mente ::


A mente é a parte de seu organismo que faz com que você tenha emoções e sentimentos. Assim como o corpo, a mente têm suas necessidades, que são:

1- Amor
2- Paz
3- Segurança
4- Sentir-se útil.

Destas, a mais importante é o amor. Exercitando o amor as demais necessidades serão mais facilmente alcançadas. O ser humano precisa amar e ser amado. Sem amor a vida não tê m sentido. Sem amor o ser humano adoece. E como deve ser vivenciado o amor ? Amar a Deus acima de todas as coisas, amar ao próximo e amar a nós mesmos, é a maneira como Deus ensinou. Fortalecendo seu relacionamento com Deus, O conhecendo e O amando, você poderá vivenciar o amor para com as pessoas e para com você mesmo.

Seja amoroso com seus familiares, trate-os com carinho. Desenvolva a mansidão, a paciência e a tolerância para compreender os defeitos das pessoas, evitando ser agressivo e grosseiro. Entenda o quanto seus familiares dependem de você, de sua palavra, de suas atitudes para serem felizes. Faça esforços e o seu melhor para manter em sua casa um ambiente de paz. É o ambiente de amor e paz que mais proporciona segurança para as pessoas, mais que dinheiro e posses materiais. Especialmente as crianças necessitam muito de demonstrações de amor: o abraço, o beijo, a carícia, o afago, ouvir uma palavra de carinho, o ouvir de seus entes queridos, eu te amo.

Não basta estar com o coração cheio de amor se não fizer esse amor chegar até às criança através de ação. Por isso se diz que não basta que a criança seja amada, ela precisa sentir-se amada. Ao contrário, evite críticas e palavras destrutivas, são extremamente prejudiciais. O amor entre o casal, a atenção, o respeito, as carícias, os elogios, são essenciais para a saúde mental e para o equilíbrio do lar e da família. Um dos fatores mais importantes para a felicidade e a saúde da criança é ela sentir o amor entre seus pais. Sentir-se útil: trabalhar, produzir, ter objetivos, metas, planos, independente da recompensa financeira. Produzir algo em benefício de pessoas necessitadas, realizar um trabalho social, faz bem à sua saúde física e mental e fará com que seus próprios problemas diminuam.

As necessidades do Espírito::

Assim como o corpo e a mente, o nosso espírito precisa ser cuidado e atendido em suas necessidades. O alimento do espírito é Deus. Este assunto será tratado em lição específica.

Fatores de risco ::

São os fatores que determinam os risco da pessoa ficar doente. Quanto mais Fatores de Risco estejam presentes mais possibilidade existe de ocorrer a doença e a morte. Os Fatores de Risco, são: tabagismo, sedentarismo, obesidade, colesterol alto, pressão arterial alta, diabete, estresse, idade e hereditariedade. Observe que apenas os dois últimos fatores não dependem de você. Todos os demais podem ser modificados através de sua vontade e de seus hábitos. O "Programa Vida e Saúde" têm o objetivo de fazer com que você elimine os Fatores de Risco presentes em sua vida, ensinando e motivando para que você faça sua parte, única maneira de alcançar a cura verdadeira e a saúde.

A Saúde através do milagre ::

Além de tomar remédios, muitos recorrem a Deus pedindo a cura pelo milagre. É claro que Deus é nosso maior refúgio e esperança, e devemos buscá-Lo em todas as dificuldades. No entanto, temos que realizar nossa parte, seguir suas orientações, cuidando bem de nosso organismo, fazendo nosso melhor. Não podemos ter hábitos de vida completamente errados, viver agredindo nosso organismo e depois ficar pedindo a Deus o milagre. Não é esse o seu ensinamento. Por isso muitos se decepcionam ao não conseguirem o milagre desejado. Devemos estar dispostos a realizar as mudanças de nossos hábitos errados, pedindo a Deus que nos dê poder para vencer e abandonar nossos maus hábitos.


Vida e Saúde 1 - Porque ocorre as doenças

Introdução ::

Primeiro, você deve saber que a doença não ocorre por acaso ou fatalidade, nem pela vontade de Deus. Aprenda essa verdade e guarde-a com você: a causa principal da doença são os hábitos errados da pessoa, que agridem o organismo e não atendem as suas necessidades. Estes hábitos errados vão enfraquecendo o organismo, que vai ficando sem resistência, sem defesa, intoxicando-se, perdendo a vitalidade e deixando de funcionar bem, até adoecer. Se você têm alguma doença, algum sintoma, você deve ter alguns hábitos errados que precisam ser corrigidos. Agora saiba que sua cura e sua saúde dependem, principalmente, de você mesmo, muito mais do que de remédios, de médicos, de laboratórios, de farmácias e de hospitais. Somente quando você fizer bem a sua parte é que será possível a cura e a saúde.  


O desejo de Deus para a saúde humana ::

Leia o que diz os seguintes textos bíblicos: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma". III João 2 "Eu vim para tenham vida, e a tenham com abundância". João 10: 10 "... com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto". Lucas 1: 17 "E servireis ao Senhor vosso Deus ...; e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades". Exo. 23: 25 Estes textos deixam claro o desejo de Deus é de que tenhamos saúde, em especial, quando Jesus diz que veio para que nós tenhamos vida com abundância, não uma vida de doenças. Note que no último texto Deus diz que tirará a enfermidade do nosso meio se nós O servirmos. Servir a Deus é fazer Sua vontade, seguir suas orientações e Suas leis, que são para nossa proteção. Nenhuma doença ocorre pela vontade de Deus, ao contrário, como um Pai de amor, Ele sofre com o nosso sofrimento.  

Buscando o conhecimento ::

Portanto, o mais importante para ter saúde é aprender quais são os hábitos errados que provocam a doença. Muitas pessoas adoecem por não saber que seus hábitos são errados. É para isto que existe o PVS: para ensinar você a não errar, a não agredir seu organismo e não prejudicar sua saúde. Assim, procure aprender, leia todos os capítulos. Não queremos que você sofra a doença por falta de conhecimento. São orientações maravilhosas e simples que lhes darão saúde, física, mental e espiritual, que farão de você uma pessoa resistente, com pouca possibilidade de adoecer e, caso adoeça ou já esteja doente, alcance a cura verdadeira e definitiva.

Praticando o aprendido ::

Sabendo a importância de seus hábitos de vida para sua saúde, você irá trocar os hábitos errados, por hábitos corretos e saudáveis. O PVS irá lhe motivar para conseguir realizar essas mudanças em sua vida. Jesus disse: "Eu vim para tenham vida e vida com abundância." (João 10:10). Portanto, sua vida deve ser de saúde, com abundância, na medida que você fizer sua parte, e cuidar bem do seu corpo. É difícil para o ser humano, sozinho, realizar essa tarefa. Para conseguir, além da orientação e motivação do PVS, busque o poder de Deus, colocando-se em Suas mãos, orando, e Ele vai lhe dar poder para realizar as mudanças necessárias em sua vida, para que você tenha saúde plena.

O exemplo das plantas ::

Para você compreender claramente como acontece a doença, analise o seguinte: você está diante de dois vasos com plantas, "A" e "B". A planta "A" apresenta-se bonita, forte, viva, com raízes, tronco, galhos, folhas e frutos perfeitos, sadios, sem parasitos. A planta "B", no entanto, está fraca, sem vida, sem brilho, feia. Suas raízes estão finas e curtas, os galhos quebrados, as folhas secas e caindo, com frutos pequenos e defeituosos, e tomada de parasitos. Por que essa diferença entre as duas plantas ? Investigando, você descobre que a planta "A", sadia, é bem cuidada e está plantada em terra rica e fértil, recebe luz, ar, água e nutrição adequados, enquanto a planta "B", doente, não recebeu os cuidados necessários, ficando sem luz, ar, água e nutrientes, tornando-defesa e morrendo a cada dia. se fraca, sem força, sem beleza, sem defesa e morrendo a cada dia.

Saúde ou doença ::

Os seus hábitos de vida irão definir se você será sadio ou doente. Se será bem disposto, com vida em abundância e longa ou, ao contrário, fraco, doente, com vida sofrida, curta e morte prematura. Através de seus hábitos, você se relaciona e trata do seu organismo, atendendo ou não suas necessidades, através do modo como você vive. Os hábitos de vida são considerados errados quando não atendem as necessidades básicas do organismo humano, quando o modo de vida da pessoa não proporciona os cuidados que o organismo necessita para viver e ser sadio, como no exemplo das plantas.

A Lei ou prazer ::

Aqui está mais um ponto fundamental para você saber: os hábitos de vida do ser humano são determinados por leis e não pelo prazer que eles proporcionem, nem pela vontade de cada pessoa. Lembre-se sempre disso. Muitos vivem doentes, sofrendo, morrendo prematuramente, porque colocam seus prazeres e vontade acima das leis de saúde, e não aceitam mudar seus hábitos errados, porque são prazerosos, e porque com eles estão acostumados. Essas pessoas pagam um alto preço por suas intransigências. Portanto, uma vez compreendendo os hábitos errados que esteja praticando, disponha-se a mudar, a adquirir hábitos novos e corretos.

Simples mas importante ::

Você irá comprovar que todas as coisas que seu corpo necessita para ser sadio, são simples e fáceis de serem conseguidas. Deus, em Sua bondade e justiça, não deixaria a saúde, essa condição tão fundamental para a vida humana, na dependência de fatores difíceis e que dependessem de grandes somas em dinheiro. Mas, por serem simples, são desprezadas pelo homem, porque parecem sem importância. Grave em sua mente: sua saúde depende principalmente de você, obedecendo as leis da saúde, e confiando no poder de Deus para realizar sua parte. Que Deus lhe abençoe.

Santo do Dia - Dionísia, Pedro, André e Paulo - 15-05

Estes santos sofreram o martírio em Lampsaco, na Turquia, quando Décio era imperador (249-251). Santa Dionísia era uma jovem de 16 anos e foi morta à espada. Paulo e André foram lapidados.

Contam que juntamente com Paulo e André foram preso Nicômaco. André e Paulo resistiram à tortura até o fim, mas Nicômaco fraquejou e rejeitou a fé. Ainda com o libellum (certificado de apostasia) na măo, Nicômaco morreu subitamente.

Santa Dionísia entăo exclamou: Infeliz , se tivesse continuado firme mais alguns minutos năo teria perdido a vida eterna. Perante o tribunal, ela declarou-se cristă. Entregue aos soldados para que fosse seviciada e humilhada publicamente, Deus enviou seu anjo para que a protegesse de toda humilhaçăo.

ORAÇÃO DO DIA

"Deus, nosso Pai, queremos hoje rezar e vos pedir: năo aparteis de nós o vosso olhar e năo nos deixeis sucumbir ao desespero e à falta de sentido de uma vida sem transcendęncia, apegada e limitada ao que se vê, que se toca, que se pode medir, que dá lucro, que traz prazer, honra e glória. Senhor, nosso Deus e Pai, Ternura e Misericórdia, năo nos apartemos de vós. Năo cessaremos de vos invocar, mesmo apesar de nossas contradiçőes e de nossos pecados. Vinde, Senhor Deus dos vivos e dos mortos, Deus de nossos antepassados, que caminhais ŕ frente de todas as geraçőes do passado, do presente e do futuro. Vinde, apressai-vos em nos socorrer! Transformai e recriai em nós um novo ser. Criai em nós o homem novo ŕ semelhança de Jesus, nosso libertador e salvador. Libertai-nos de todos os nossos medos e temores văos. Pelo vosso amor e pela força do vosso Espírito, ajudai-nos a insurgir contra tudo aquilo que nos leva à morte."

Santo do Dia - Săo Matias - 14-05

Săo Matias foi escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, o Traidor, no colégio apostólico. Era um dos numerosos discípulos que seguiram Jesus, desde o começo de sua vida pública.

Foi testemunha de Jesus e viveu todo o drama da paixăo, morte e ressurreiçăo de Jesus. Assim os Atos dos Apóstolos descreve a sua eleiçăo: "É necessário, pois, que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu em nosso meio, a começar do batismo de Joăo até o dia em que dentre nós foi arrebatado, um destes se torne conosco testemunha da sua ressurreiçăo?"

Apresentaram entăo dois: José, chamado Barsabás e cognominado Justo, e Matias. E fizeram esta oraçăo: "Tu, Senhor, que conheces o coraçăo de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar o lugar que Judas abandonou, no ministério do apostolado, para dirigir-se ao lugar que era o seu". Lançaram sorte sobre eles, e a sorte veio a cair em Matias, que foi entăo contado entre os doze apóstolos (Atos dos Apóstolos 1,21-26).

ORAÇÃO A SÃO MATIAS

"Săo Matias, és agora testemunha do Senhor, como apóstolo chamado em lugar do traidor. Do perdăo de Deus descrendo, Judas veio a se enforcar; como o salmo anunciara, passe a outro o seu lugar. Por proposta de Săo Pedro, que preside a reuniăo, lançam sorte, e eis teu nome! Quăo sublime vocaçăo! E a tal ponto te consagras em levar ao mundo a luz, que proclamas com teu sangue o evangelho de Jesus. Dá que todos nesta vida percorramos com amor o caminho revelado pela graça do Senhor. Uno e Trino, Deus derrame sobre nós a sua luz; conquistemos a coroa, abraçando a nossa cruz!"

Introdução ao Livro do GÊNESIS - Origem da Vida e da História




Leitura Bíblica - 18-05-2011

Páscoa

1ª Leitura
At 12,24


24 A Palavra de Deus, entretanto, crescia e se
multiplicava.


At 13,1-5


1 Havia profetas e mestres na igreja de Antioquia. Eram
eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio, da cidade
de Cirene, Manaém, companheiro de infância do
governador Herodes, e Saulo.
2 Certo dia, eles estavam fazendo uma reunião litúrgica
com jejum, e o Espírito Santo disse: "Separem para mim
Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual
eu os chamei." 3 Então eles jejuaram e rezaram; depois
impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e se
despediram deles.
O EVANGELHO VENCE A MAGIA
4 Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo
desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5
Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a
Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus, tendo João
como ajudante.



Salmo Responsorial


Sl 67,2-3
2 Deus tenha piedade de nós e nos abençoe, fazendo a
sua face brilhar sobre nós,
3 para que na terra se conheça o teu caminho, e em todas
as nações a tua salvação.


Sl 67,5-6
5 Que as nações se alegrem e exultem, porque julgas o
mundo com justiça,
julgas os povos com retidão, e governas as nações da
terra.
6 Que os povos te celebrem, ó Deus. Que todos os
povos te celebrem.


Sl 67,8
8 Que Deus nos abençoe, e todos os confins da terra o
temerão!


Evangelho
Jo 12,44-50


44 Então Jesus disse, gritando: "Quem acredita em mim,
não é em mim que acredita, mas naquele que me enviou.
45 Quem me vê, vê também aquele que me enviou. 46
Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que
acredita em mim não fique nas trevas. 47 Eu não
condeno quem ouve as minhas palavras e não obedece a
elas, porque eu não vim para condenar o mundo, mas para
salvar o mundo. 48 Quem me rejeita e não aceita
minhas palavras, já tem o seu juiz: a palavra que eu falei
será o seu juiz no último dia. 49 Porque eu não falei por
mim mesmo. O Pai que me enviou, ele é quem me
ordenou o que eu devia dizer e falar. 50 E eu sei que o
mandamento dele é a vida eterna. Portanto, o que digo, eu
o digo conforme o Pai me disse."
LIVRO DA GLORIFICAÇÃO
O DINAMISMO DA FÉ É O AMOR


* * *

Leitura Bíblica - 17-05-2011

Páscoa

1ª Leitura
At 11,19-26

19 Aqueles que se haviam espalhado por causa da
tribulação que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à
Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora
não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu.
20 Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da
cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a
pregar também para os gregos, anunciando-lhes a Boa
Notícia do Senhor Jesus. 21 A mão do Senhor estava
com eles, de modo que foi grande o número dos que
acreditaram e se converteram ao Senhor. 22 A notícia
chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e esta enviou
Barnabé para Antioquia.
23 Quando Barnabé chegou e viu a graça de Deus, ficou
muito contente e os animou a permanecerem de todo o
coração ligados ao Senhor. 24 Barnabé era homem bom,
cheio do Espírito Santo e de fé. E uma considerável
multidão se uniu ao Senhor.
25 Barnabé foi, então, para Tarso em busca de Saulo. 26
E o encontrou e levou para Antioquia. Passaram um ano
inteiro trabalhando juntos nessa igreja, e instruíram muita
gente. Foi em Antioquia que, os discípulos receberam
pela primeira vez, o nome de "cristãos."

Salmo Responsorial

Sl 87,1-3
1 Dos filhos de Coré. Salmo. Cântico. Sião foi construída
sobre o monte santo,
2 e Javé prefere as portas dela a todas as moradas de
Jacó.
3 Que anúncio glorioso para você, ó cidade de Deus!

Sl 87,4-5
4 "Contarei o Egito e a Babilônia entre os meus fiéis.
Filisteus, tírios e etíopes aí nasceram".
5 E de Sião será dito: "Todo homem aí nasceu. Ela foi
fundada pelo Altíssimo em pessoa".

Sl 87,6-7
6 Javé inscreve os povos no registro: "Este homem
nasceu aí".
7 E cantarão, enquanto dançam: "Em ti se encontram
todas as minhas fontes".

Evangelho
Jo 10,22-30

22 Em Jerusalém estava sendo celebrada a festa da
Dedicação. Era inverno. 23 Jesus passeava pelo Templo,
andando no pórtico de Salomão. 24 Então as
autoridades dos judeus o rodearam e disseram: "Até
quando nos irás deixar em dúvida? Se tu és o Messias,
dize-nos abertamente."
25 Jesus respondeu: "Eu já disse, mas vocês não
acreditam em mim. As obras que eu faço em nome do meu
Pai, dão testemunho de mim; 26 vocês, porém, não
querem acreditar, porque vocês não são minhas ovelhas.
27 Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e
elas me seguem. 28 Eu dou a elas vida eterna, e elas nunca
morrerão. Ninguém vai arrancá-las da minha mão. 29 O
Pai, que tudo entregou a mim, é maior do que todos.
Ninguém pode arrancar coisa alguma da mão do Pai. 30 O
Pai e eu somos um."

* * *

Leitura Bíblica - 16-05-2011

Páscoa


1ª Leitura
At 11,1-18

1 Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judéia
souberam que também os pagãos haviam acolhido a
Palavra de Deus. 2 Quando Pedro subiu a Jerusalém, os
fiéis
de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo:
3 "Você entrou na casa de incircuncisos e comeu com
eles!" 4 Então Pedro começou a relatar-lhes, passo a
passo, o que havia acontecido:
5 "Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei
em êxtase e tive a seguinte visão: vi uma coisa parecida
com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro
pontas, descia do céu e chegava até mim. 6 Olhei
atentamente e vi dentro dela quadrúpedes, animais
selvagens, répteis da terra e aves do céu. 7 Depois ouvi
uma voz que me dizia: 'Levante-se, Pedro, mate e coma'.
8 Eu respondi: 'De modo nenhum, Senhor! Porque jamais
coisa profana e impura entrou na minha boca'. 9 A voz
me disse pela segunda vez: 'Não chame de impuro o que
Deus purificou'. 10 Isso repetiu-se por três vezes.
Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11
Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em
que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de
Cesaréia, à minha procura. 12 O Espírito me disse que
eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão
aqui me acompanharam, e nós entramos na casa daquele
homem. 13 Ele nos contou que tinha visto um anjo
apresentar-se em sua casa e dizer: 'Mande alguém a Jope
para fazer com que Simão, também chamado Pedro, venha
até aqui. 14 Ele fará uma apresentação dos
acontecimentos que vão trazer a salvação para você e para
toda a sua família'. 15 Logo que comecei a falar, o
Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que
desceu sobre nós no princípio. 16 Então eu me lembrei
do que o Senhor havia dito: 'João batizou com água, mas
vocês serão batizados no Espírito Santo'. 17 Deus
concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós por termos
acreditado no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me
opor à ação de Deus?"
18 Ao ouvir isso, os fiéis de origem judaica se
acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: "Também aos
pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!"


Salmo Responsorial
Sl 42,2-3

2 Como a corça bramindo por águas correntes, assim
minha alma está bramindo por ti, ó meu Deus!
3 Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando
voltarei a ver a face de Deus?


Sl 43,3-4
3 Envia tua luz e tua verdade: elas me guiarão,
e me levarão ao teu monte santo, para a tua moradia.
4 Eu irei até o altar de Deus, ao Deus que me alegra.
Vou exultar e celebrar-te com a harpa, ó Deus, o meu
Deus!


Evangelho
Jo 10,1-10

1 "Eu garanto a vocês: aquele que não entra pela porta no
curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e
assaltante. 2 Mas aquele que entra pela porta, é o pastor
das ovelhas. 3 O porteiro abre a porta para ele, e as
ovelhas ouvem a sua voz; ele chama cada uma de suas
ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 Depois de
fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha na frente
delas; e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz.
5 Elas nunca vão seguir um estranho; ao contrário, vão
fugir dele, porque elas não conhecem a voz dos
estranhos." 6 Jesus contou-lhes essa parábola, mas eles
não entenderam o que Jesus queria dizer.
JESUS É O ÚNICO CAMINHO
7 Jesus continuou dizendo: "Eu garanto a vocês: eu sou
a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram antes de
mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os
ouviram. 9 Eu sou a porta. Quem entra por mim, será
salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem. 10 O ladrão
só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que
tenham vida, e a tenham em abundância.


* * *

Confira algumas dicas para um casamento bom, bonito e barato

Sim. Independentemente das cifras milionárias alcançadas pelas festas de casamento dos famosos, é perfeitamente possível organizar um evento com bom-gosto e discrição, dentro dos limites do seu bolso. Pesquisei bastante para compartilhar com você dicas para produzir o casamento dos seus sonhos dentro de um orçamento adequado à realidade. Vamos lá?
A regra geral para economizar é planejar com antecedência de meses. Reservar tempo para conversar com os cerimonialistas mais conhecidos, que vão poder lhe dar dicas dos melhores fornecedores da sua região. Só a partir daí visitá-los, conhecer a qualidade dos produtos e negociar preços.

Procurar cortar custos em um item específico da festa – como o buffet -, sem ter pleno conhecimento de causa, pode não ser uma boa estratégia. Exija que os orçamentos fornecidos sejam os mais específicos possíveis. Assim, você consegue evitar mal-entendidos e despesas de última hora, sob o pretexto de que este ou aquele item não estavam incluídos no orçamento.

Casar-se em datas próximas a feriados não é uma boa pedida para quem quer economizar. Nestas épocas, os preços dos serviços costuma sofrer alterações. Economize no tempo de aluguel do salão de festas. Uma boa recepção pode ser feita em 4 horas no máximo e não em 6.

Reservas de salões de festas para os horários diurnos também são mais baratas do que no período da noite. Se a sua cerimônia e festa seguem o estilo formal, procure alugar o máximo de itens possível, a fim de manter um padrão de qualidade, inclusive nos detalhes.

Igrejas menores dão um clima mais romântico e acolhedor à cerimônia. Se você não for convidar centenas de pessoas, pense nesta possibilidade e economize na decoração. Outro critério para esta escolha é que o local acomode bem todos os convidados. A decoração é um dos itens mais onerosos numa cerimônia de casamento.

Flores: são fundamentais em todo casamento, porém a criatividade é o diferencial entre arranjos pomposos e aqueles que conseguem unir simplicidade e elegância. Procure por profissionais que possam ajudá-la a alcançar este último quesito, aproveitando flores da estação.

Durante a festa numa chácara ou clube de campo, pode-se surpreender e agradar substituindo os tradicionais vasos de mesa por pétalas de flores espalhadas sobre a mesa. O efeito é surpreendente.

Confira as flores mais em conta de acordo com a época do ano:


Em Janeiro: Amor-Perfeito, Angélica, Boca-de-Leão, Clarquia, Copo-de-Leite, Cravina, Laços-Espanhóis, Lobélia, Magnólia, Margarida, Mimosa, Papoula, Petúnia, Sempre-Viva e Verbena.
Em Fevereiro: Amor-Perfeito, Angélica, Clarquia, Boca-de-Leão, Copo-de-Leite, Laços-Espanhóis, Magnólia, Mimosa, Papoula, Petúnia e Sempre-Viva.
Em Março: Angélica, Clarquia, Cravina, Gipsófila, Laços-Espanhóis, Margarida, Papoula, Petúnia
Em Abril: Angélica, Camélias, Clarquia, Gipsófila, Laços-Espanhóis, Papoula, Margarida e Petúnia
Em Maio: Amor-Perfeito, Camélias, Angélica, Azaléias, Clarquia, Crisântemo, Gipsófila, Laços-Espanhóis, Margarida, Papoula e Petúnia.
Em Junho: Amor-Perfeito, Azaléias, Camélia, Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Petúnia e Primavera.
Em Julho: Amor-Perfeito, Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Petúnia e Primavera
Em Agosto: Amor-Perfeito, Anêmona, Begônia, Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Primavera, Sempre-Viva e Verbena.
Em Setembro: Açucena, Amor-Perfeito, Anêmona, Begônia, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Gipsófila, Miosótis, Margaridinha, Primavera, Sempre-Viva, Verbena
Em Outubro: Açucena, Amor-Perfeito, Anêmona, Begônia, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Lobélia, Margaridinha, Miosótis, Primavera, Sempre-Viva e Verbena.
Em Novembro: Amor-Perfeito, Anêmona, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Hortênsia, Lírio, Lobélia, Margaridinha, Miosótis, Petúnia, Sempre-Viva e Verbena.
Em Dezembro: Amor-Perfeito, Angélica, Azaléia, Boca-de-Leão, Copo-de-Leite, Cravina, Gardênia, Laços-Espanhóis, Lírio, Lobélia, Margaridinha, Miosótis, Papoula, Petúnia, Sempre-Viva e Verbena
Link desta Matéria - BLOG DA LU

Apenas 13% do que o brasileiro joga no lixo é reciclado

Saiba quais são as cidades que investem na coleta seletiva para diminuir a sujeira que vai para os aterros. E a iniciativa dos brasileiros que não esperaram o poder público para separar em casa o lixo produzido.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Introdução ao Livro dos Números


Introdução ao Livro LEVÍTICO

Introdução ao Livro do ÊXODO



Leituras Bíblicas - 15-05-2011

Páscoa


1ª Leitura


At 2,14


14 Então Pedro, que aí estava com os outros onze
apóstolos, levantou-se e falou em voz alta: "Homens da
Judéia e todos vocês que se encontram em Jerusalém!
Compreendam o que está acontecendo e prestem atenção
nas minhas palavras:
At 2,36-41
36 Que todo o povo de Israel fique sabendo com certeza
que Deus tornou Senhor e Cristo aquele Jesus que vocês
crucificaram."
O ANÚNCIO SUSCITA CONVERSÃO
37 Quando ouviram isso, todos ficaram de coração
aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos:
"Irmãos, o que devemos fazer?" 38 Pedro respondeu:
"Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em
nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois
vocês receberão do Pai o dom do Espírito Santo. 39
Pois a promessa é em favor de vocês e de seus filhos, e
para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o
Senhor nosso Deus chamar." 40 Com muitas outras
palavras, Pedro lhes dava testemunho e exortava,
dizendo: "Salvem-se dessa gente corrompida." 41 Os
que acolheram a palavra de Pedro receberam o batismo. E
nesse dia uniram-se a eles cerca de três mil pessoas.


Salmo Responsorial


Sl 23,1-3
1 Salmo. De Davi.
Javé é o meu pastor. Nada me falta.
2 Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes
tranqüilas me conduz,
3 e restaura minhas forças.
Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.
Sl 23,3-4
3 e restaura minhas forças.
Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.
4 Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal
temerei, pois junto a mim estás; teu bastão e teu cajado
me deixam tranqüilo.


Sl 23,5
5 Diante de mim preparas a mesa, à frente dos meus
opressores;
unges minha cabeça com óleo, e minha taça transborda.
Sl 23,6
6 Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da
minha vida.
Minha morada é a casa de Javé, por dias sem fim.


2ª Leitura


1Pd 2,20-25


20 Que mérito haveria em suportar com paciência, se
vocês fossem esbofeteados por terem agido errado? Pelo
contrário, se vocês são pacientes no sofrimento quando
fazem o bem, isto sim é ação louvável diante de Deus.
21 De fato, para isso é que vocês foram chamados,
pois Cristo também sofreu por vocês, deixando-lhes
exemplo
para que sigam os passos dele.
22 Ele não cometeu nenhum pecado
e mentira nenhuma foi encontrada em sua boca.
23 Quando insultado, não revidava; ao sofrer, não
ameaçava.
Antes, depositava sua causa nas mãos
daquele que julga com justiça.
24 Sobre o madeiro levou os nossos pecados
em seu próprio corpo,
a fim de que nós, mortos para nossos pecados,
vivêssemos para a justiça.
Através dos ferimentos dele é que vocês foram curados,
25 pois estavam desgarrados como ovelhas, mas agora
retornaram ao seu Pastor e Guardião.


Evangelho


Jo 10,1-10


1 "Eu garanto a vocês: aquele que não entra pela porta no
curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e
assaltante. 2 Mas aquele que entra pela porta, é o pastor
das ovelhas. 3 O porteiro abre a porta para ele, e as
ovelhas ouvem a sua voz; ele chama cada uma de suas
ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 Depois de
fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha na frente
delas; e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz.
5 Elas nunca vão seguir um estranho; ao contrário, vão
fugir dele, porque elas não conhecem a voz dos
estranhos." 6 Jesus contou-lhes essa parábola, mas eles
não entenderam o que Jesus queria dizer.
JESUS É O ÚNICO CAMINHO
7 Jesus continuou dizendo: "Eu garanto a vocês: eu sou
a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram antes de
mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os
ouviram. 9 Eu sou a porta. Quem entra por mim, será
salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem. 10 O ladrão
só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que
tenham vida, e a tenham em abundância.


* * *

Leituras Bíblicas - 14-05-2011

Páscoa


1ª Leitura


At 9,31-42


31 E a Igreja vivia em paz em toda a Judéia, Galiléia e
Samaria. Ela se edificava e progredia no temor do Senhor,
e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
A AÇÃO LIBERTADORA DA IGREJA
32 Pedro, que percorria todos os lugares, visitou
também os fiéis que moravam em Lida. 33 Aí encontrou
um homem chamado Enéias, que estava paralítico e há
oito anos jazia na cama. 34 Pedro lhe disse: "Enéias,
Jesus Cristo está curando você! Levante-se e arrume a sua
cama!" Imediatamente Enéias se levantou. 35 Todos os
habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se
converteram ao Senhor.
36 Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome
que quer dizer Gazela. Ela praticava muitas obras boas e
dava grandes esmolas. 37 Nesses dias, ela ficou doente e
morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no piso
superior da casa. 38 Como Lida ficava perto de Jope,
os discípulos, ouvindo dizer que Pedro estava lá,
mandaram dois homens com um recado: "Venha sem
demora até nós!" 39 Pedro partiu imediatamente com
eles. Logo que chegou, os presentes o levaram ao piso
superior, onde as viúvas foram ao seu encontro.
Chorando, todas mostravam a Pedro as túnicas e mantos
que Tabita havia feito quando vivia com elas. 40 Pedro
mandou que todas saíssem; em seguida se pôs de joelhos
e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: "Tabita,
levante-se!" Ela então abriu os olhos, viu Pedro e
sentou-se. 41 Pedro lhe deu a mão e ajudou para ela se
levantar. Depois chamou os fiéis e as viúvas, e
apresentou-lhes Tabita viva. 42 O fato ficou conhecido
em toda a cidade de Jope, e muitos acreditaram no
Senhor.


Salmo Responsorial


Sl 116,12-13
12 Como retribuirei a Javé todo o bem que ele me fez?
13 Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome de
Javé.
Sl 116,14-15
14 Cumprirei meus votos a Javé, na presença de todo o
seu povo!
15 É valiosa aos olhos de Javé a morte dos seus fiéis.
Sl 116,16-17
16 Eu sou teu servo, Javé, teu servo e filho de tua serva.
Tu rompeste os meus grilhões.
17 Vou oferecer-te um sacrifício de louvor, invocando o
nome de Javé.


Evangelho


Jo 6,60-69


60 Depois que ouviram essas coisas, muitos discípulos de
Jesus disseram: "Esse modo de falar é duro demais. Quem
pode continuar ouvindo isso?" 61 Jesus sabia que seus
discípulos estavam criticando o que ele tinha dito. Então
lhes perguntou: "Isso escandaliza vocês? 62 Imaginem
então se vocês virem o Filho do Homem subir para o
lugar onde estava antes! 63 O Espírito é que dá a vida,
a carne não serve para nada. As palavras que eu disse a
vocês são espírito e vida. 64 Mas entre vocês há alguns
que não acreditam." Jesus sabia desde o começo quais
eram aqueles que não acreditavam e quem seria o traidor.
65 E acrescentou: "É por isso que eu disse: 'Ninguém
pode vir a mim, se isso não lhe é concedido pelo Pai.' "
66 A partir desse momento, muitos discípulos
voltaram atrás, e não andavam mais com Jesus. 67
Então Jesus disse aos Doze: "Vocês também querem ir
embora?" 68 Simão Pedro respondeu: "A quem iremos,
Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Agora nós
acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus."


* * *

Leituras Bíblicas - 13-05-2011

Páscoa

1ª Leitura

At 9,1-20

1 Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos
do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, 2 e
lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de
Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os
homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.
3 Durante a viagem, quando já estava perto de
Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma
luz que vinha do céu. 4 Caiu por terra, e ouviu uma voz
que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?"
5 Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A voz
respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo.
6 Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que
você deve fazer." 7 Os homens que acompanhavam Saulo
ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não
viam ninguém. 8 Saulo se levantou do chão e abriu os
olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela
mão e o levaram para Damasco. 9 E Saulo ficou três dias
sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada.
10 Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias.
O Senhor o chamou numa visão: "Ananias!" E Ananias
respondeu: "Aqui estou, Senhor!" 11 E o Senhor disse:
"Prepare-se, e vá até a rua que se chama rua Direita e
procure, na casa de Judas, um homem chamado Saulo,
apelidado Saulo de Tarso. Ele está rezando 12 e acaba de
ter uma visão. De fato, ele viu um homem chamado
Ananias impondo-lhe as mãos para que recuperasse a
vista." 13 Ananias respondeu: "Senhor, já ouvi muita
gente falar desse homem e do mal que ele fez aos teus
fiéis em Jerusalém. 14 E aqui em Damasco ele tem
plenos poderes, que recebeu dos chefes dos sacerdotes,
para prender todos os que invocam o teu nome." 15
Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá, porque esse homem é
um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome
aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16 Eu vou
mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu
nome." 17 Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs
as mãos sobre Saulo, dizendo: "Saulo, meu irmão, o
Senhor Jesus, que lhe apareceu quando você vinha pelo
caminho, me mandou aqui para que você recupere a vista
e fique cheio do Espírito Santo." 18 Imediatamente caiu
dos olhos de Saulo alguma coisa parecida com escamas, e
ele recuperou a vista. Em seguida Saulo se levantou e foi
batizado. 19 Logo depois comeu e ficou forte como
antes.
DE PERSEGUIDOR A PERSEGUIDO
Saulo passou então alguns dias com os discípulos em
Damasco. 20 E logo começou a pregar nas sinagogas,
afirmando que Jesus é o Filho de Deus.


Salmo Responsorial

Sl 117,1-2
1 Louvem a Javé, nações todas, e o glorifiquem todos os
povos!
2 Pois o seu amor por nós é firme, e sua fidelidade é para
sempre! Aleluia!


Evangelho

Jo 6,52-59

52 As autoridades dos judeus começaram a discutir entre
si: "Como pode esse homem dar-nos a sua carne para
comer?" 53 Jesus respondeu: "Eu garanto a vocês: se
vocês não comem a carne do Filho do Homem e não
bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. 54
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida
eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a
minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é
verdadeira bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive
em mim e eu vivo nele. 57 E como o Pai, que vive, me
enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber
como alimento viverá por mim. 58 Este é o pão que
desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês
comeram e depois morreram. Quem come deste pão
viverá para sempre."
59 Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga
de Cafarnaum.


* * *

Leituras Bíblicas - 12-05-2011

Páscoa


1ª Leitura

At 8,26-40

26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo:
"Prepare-se e vá para o sul, pelo caminho que desce de
Jerusalém para Gaza; é o caminho que se acha no
deserto." Filipe levantou-se e foi. 27 Nisso apareceu um
eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia.
Ele era administrador geral do tesouro dela. Tinha ido a
Jerusalém em peregrinação, 28 e estava voltando para
casa. Ia sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. 29
Então o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se desse carro
e o acompanhe." 30 Filipe correu, ouviu o eunuco ler o
profeta Isaías, e perguntou: "Você entende o que está
lendo?" 31 O eunuco respondeu: "Como posso
entender, se ninguém me explica?" Então convidou Filipe
a subir e a sentar-se junto a ele.
32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo
era esta: "Ele foi levado como ovelha ao matadouro. E
como um cordeiro perante o seu tosquiador, ele ficava
mudo e não abria a boca. 33 Eles o humilharam e lhe
negaram a justiça. Quem poderá contar seus seguidores?
Porque eles o arrancaram da terra dos vivos." 34 Então o
eunuco disse a Filipe: "Por favor me explique: de quem o
profeta está dizendo isso? Ele fala de si mesmo, ou se
refere a outra pessoa?" 35 Então Filipe foi explicando.
E, tomando essa passagem da Escritura como ponto de
partida, anunciou Jesus ao eunuco. 36 Continuando o
caminho, chegaram a um lugar onde havia água. Então o
eunuco disse a Filipe: "Aqui existe água. O que impede
que eu seja batizado?" 37 Filipe lhe disse: "É possível,
se você acredita de todo o coração." O eunuco respondeu:
"Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus!" 38
Então o eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram
junto às águas, e Filipe batizou o eunuco. 39 Quando
saíram da água, o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco
não o viu mais. Então prosseguiu sua viagem, cheio de
alegria. 40 E Filipe foi parar em Azoto; e, passando
adiante, evangelizava todas as cidades, até chegar a
Cesaréia.

Salmo Responsorial

Sl 66,8-9
8 Povos, bendigam o nosso Deus, façam ressoar o seu
louvor.
9 É ele quem nos mantém vivos, e não deixa nossos pés
tropeçar.
Sl 66,16-17
16 Vocês todos que temem a Deus, venham escutar. Eu
lhes contarei o que ele fez por mim.
17 Minha boca gritou para Deus, e minha língua o
exaltou.
Sl 66,20
20 Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha súplica,
nem retirou de mim o seu amor.

Evangelho

Jo 6,44-51

44 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o
atrai, e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito
nos Profetas: 'Todos os homens serão instruídos por
Deus'. Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua
instrução vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto
o Pai. O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus.
47 Eu garanto a vocês: quem acredita possui a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida. 49 Os pais de vocês comeram
o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o
pão que desceu do céu: quem dele comer nunca morrerá."
JESUS É O PÃO QUE SUSTENTA PARA SEMPRE
51 E Jesus continuou: "Eu sou o pão vivo que desceu
do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o
pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o
mundo tenha a vida."


* * *

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»