terça-feira, 10 de maio de 2011

Leituras Bíblicas - 13-05-2011

Páscoa

1ª Leitura

At 9,1-20

1 Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos
do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, 2 e
lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de
Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os
homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.
3 Durante a viagem, quando já estava perto de
Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma
luz que vinha do céu. 4 Caiu por terra, e ouviu uma voz
que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?"
5 Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A voz
respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo.
6 Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que
você deve fazer." 7 Os homens que acompanhavam Saulo
ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não
viam ninguém. 8 Saulo se levantou do chão e abriu os
olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela
mão e o levaram para Damasco. 9 E Saulo ficou três dias
sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada.
10 Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias.
O Senhor o chamou numa visão: "Ananias!" E Ananias
respondeu: "Aqui estou, Senhor!" 11 E o Senhor disse:
"Prepare-se, e vá até a rua que se chama rua Direita e
procure, na casa de Judas, um homem chamado Saulo,
apelidado Saulo de Tarso. Ele está rezando 12 e acaba de
ter uma visão. De fato, ele viu um homem chamado
Ananias impondo-lhe as mãos para que recuperasse a
vista." 13 Ananias respondeu: "Senhor, já ouvi muita
gente falar desse homem e do mal que ele fez aos teus
fiéis em Jerusalém. 14 E aqui em Damasco ele tem
plenos poderes, que recebeu dos chefes dos sacerdotes,
para prender todos os que invocam o teu nome." 15
Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá, porque esse homem é
um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome
aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16 Eu vou
mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu
nome." 17 Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs
as mãos sobre Saulo, dizendo: "Saulo, meu irmão, o
Senhor Jesus, que lhe apareceu quando você vinha pelo
caminho, me mandou aqui para que você recupere a vista
e fique cheio do Espírito Santo." 18 Imediatamente caiu
dos olhos de Saulo alguma coisa parecida com escamas, e
ele recuperou a vista. Em seguida Saulo se levantou e foi
batizado. 19 Logo depois comeu e ficou forte como
antes.
DE PERSEGUIDOR A PERSEGUIDO
Saulo passou então alguns dias com os discípulos em
Damasco. 20 E logo começou a pregar nas sinagogas,
afirmando que Jesus é o Filho de Deus.


Salmo Responsorial

Sl 117,1-2
1 Louvem a Javé, nações todas, e o glorifiquem todos os
povos!
2 Pois o seu amor por nós é firme, e sua fidelidade é para
sempre! Aleluia!


Evangelho

Jo 6,52-59

52 As autoridades dos judeus começaram a discutir entre
si: "Como pode esse homem dar-nos a sua carne para
comer?" 53 Jesus respondeu: "Eu garanto a vocês: se
vocês não comem a carne do Filho do Homem e não
bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. 54
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida
eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a
minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é
verdadeira bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive
em mim e eu vivo nele. 57 E como o Pai, que vive, me
enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber
como alimento viverá por mim. 58 Este é o pão que
desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês
comeram e depois morreram. Quem come deste pão
viverá para sempre."
59 Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga
de Cafarnaum.


* * *

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»