terça-feira, 10 de maio de 2011

Leituras Bíblicas - 12-05-2011

Páscoa


1ª Leitura

At 8,26-40

26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo:
"Prepare-se e vá para o sul, pelo caminho que desce de
Jerusalém para Gaza; é o caminho que se acha no
deserto." Filipe levantou-se e foi. 27 Nisso apareceu um
eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia.
Ele era administrador geral do tesouro dela. Tinha ido a
Jerusalém em peregrinação, 28 e estava voltando para
casa. Ia sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. 29
Então o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se desse carro
e o acompanhe." 30 Filipe correu, ouviu o eunuco ler o
profeta Isaías, e perguntou: "Você entende o que está
lendo?" 31 O eunuco respondeu: "Como posso
entender, se ninguém me explica?" Então convidou Filipe
a subir e a sentar-se junto a ele.
32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo
era esta: "Ele foi levado como ovelha ao matadouro. E
como um cordeiro perante o seu tosquiador, ele ficava
mudo e não abria a boca. 33 Eles o humilharam e lhe
negaram a justiça. Quem poderá contar seus seguidores?
Porque eles o arrancaram da terra dos vivos." 34 Então o
eunuco disse a Filipe: "Por favor me explique: de quem o
profeta está dizendo isso? Ele fala de si mesmo, ou se
refere a outra pessoa?" 35 Então Filipe foi explicando.
E, tomando essa passagem da Escritura como ponto de
partida, anunciou Jesus ao eunuco. 36 Continuando o
caminho, chegaram a um lugar onde havia água. Então o
eunuco disse a Filipe: "Aqui existe água. O que impede
que eu seja batizado?" 37 Filipe lhe disse: "É possível,
se você acredita de todo o coração." O eunuco respondeu:
"Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus!" 38
Então o eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram
junto às águas, e Filipe batizou o eunuco. 39 Quando
saíram da água, o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco
não o viu mais. Então prosseguiu sua viagem, cheio de
alegria. 40 E Filipe foi parar em Azoto; e, passando
adiante, evangelizava todas as cidades, até chegar a
Cesaréia.

Salmo Responsorial

Sl 66,8-9
8 Povos, bendigam o nosso Deus, façam ressoar o seu
louvor.
9 É ele quem nos mantém vivos, e não deixa nossos pés
tropeçar.
Sl 66,16-17
16 Vocês todos que temem a Deus, venham escutar. Eu
lhes contarei o que ele fez por mim.
17 Minha boca gritou para Deus, e minha língua o
exaltou.
Sl 66,20
20 Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha súplica,
nem retirou de mim o seu amor.

Evangelho

Jo 6,44-51

44 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o
atrai, e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito
nos Profetas: 'Todos os homens serão instruídos por
Deus'. Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua
instrução vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto
o Pai. O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus.
47 Eu garanto a vocês: quem acredita possui a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida. 49 Os pais de vocês comeram
o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o
pão que desceu do céu: quem dele comer nunca morrerá."
JESUS É O PÃO QUE SUSTENTA PARA SEMPRE
51 E Jesus continuou: "Eu sou o pão vivo que desceu
do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o
pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o
mundo tenha a vida."


* * *

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»