terça-feira, 10 de maio de 2011

Leituras Bíblicas - 15-05-2011

Páscoa


1ª Leitura


At 2,14


14 Então Pedro, que aí estava com os outros onze
apóstolos, levantou-se e falou em voz alta: "Homens da
Judéia e todos vocês que se encontram em Jerusalém!
Compreendam o que está acontecendo e prestem atenção
nas minhas palavras:
At 2,36-41
36 Que todo o povo de Israel fique sabendo com certeza
que Deus tornou Senhor e Cristo aquele Jesus que vocês
crucificaram."
O ANÚNCIO SUSCITA CONVERSÃO
37 Quando ouviram isso, todos ficaram de coração
aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos:
"Irmãos, o que devemos fazer?" 38 Pedro respondeu:
"Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em
nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois
vocês receberão do Pai o dom do Espírito Santo. 39
Pois a promessa é em favor de vocês e de seus filhos, e
para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o
Senhor nosso Deus chamar." 40 Com muitas outras
palavras, Pedro lhes dava testemunho e exortava,
dizendo: "Salvem-se dessa gente corrompida." 41 Os
que acolheram a palavra de Pedro receberam o batismo. E
nesse dia uniram-se a eles cerca de três mil pessoas.


Salmo Responsorial


Sl 23,1-3
1 Salmo. De Davi.
Javé é o meu pastor. Nada me falta.
2 Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes
tranqüilas me conduz,
3 e restaura minhas forças.
Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.
Sl 23,3-4
3 e restaura minhas forças.
Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.
4 Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal
temerei, pois junto a mim estás; teu bastão e teu cajado
me deixam tranqüilo.


Sl 23,5
5 Diante de mim preparas a mesa, à frente dos meus
opressores;
unges minha cabeça com óleo, e minha taça transborda.
Sl 23,6
6 Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da
minha vida.
Minha morada é a casa de Javé, por dias sem fim.


2ª Leitura


1Pd 2,20-25


20 Que mérito haveria em suportar com paciência, se
vocês fossem esbofeteados por terem agido errado? Pelo
contrário, se vocês são pacientes no sofrimento quando
fazem o bem, isto sim é ação louvável diante de Deus.
21 De fato, para isso é que vocês foram chamados,
pois Cristo também sofreu por vocês, deixando-lhes
exemplo
para que sigam os passos dele.
22 Ele não cometeu nenhum pecado
e mentira nenhuma foi encontrada em sua boca.
23 Quando insultado, não revidava; ao sofrer, não
ameaçava.
Antes, depositava sua causa nas mãos
daquele que julga com justiça.
24 Sobre o madeiro levou os nossos pecados
em seu próprio corpo,
a fim de que nós, mortos para nossos pecados,
vivêssemos para a justiça.
Através dos ferimentos dele é que vocês foram curados,
25 pois estavam desgarrados como ovelhas, mas agora
retornaram ao seu Pastor e Guardião.


Evangelho


Jo 10,1-10


1 "Eu garanto a vocês: aquele que não entra pela porta no
curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e
assaltante. 2 Mas aquele que entra pela porta, é o pastor
das ovelhas. 3 O porteiro abre a porta para ele, e as
ovelhas ouvem a sua voz; ele chama cada uma de suas
ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 Depois de
fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha na frente
delas; e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz.
5 Elas nunca vão seguir um estranho; ao contrário, vão
fugir dele, porque elas não conhecem a voz dos
estranhos." 6 Jesus contou-lhes essa parábola, mas eles
não entenderam o que Jesus queria dizer.
JESUS É O ÚNICO CAMINHO
7 Jesus continuou dizendo: "Eu garanto a vocês: eu sou
a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram antes de
mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os
ouviram. 9 Eu sou a porta. Quem entra por mim, será
salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem. 10 O ladrão
só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que
tenham vida, e a tenham em abundância.


* * *

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»