terça-feira, 17 de maio de 2011

Leitura Bíblica - 21-05-2011

Páscoa


1ª Leitura
At 13,44-52


44 No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para
ouvir a Palavra de Deus. 45 Quando os judeus viram
aquela multidão, ficaram cheios de inveja e com
blasfêmias se opunham ao que Paulo dizia. 46 Então,
com mais coragem ainda, Paulo e Barnabé declaram: "Era
preciso anunciar a palavra de Deus, em primeiro lugar
para vocês, que são judeus. Porém, como vocês a rejeitam
e não se julgam dignos da vida eterna, saibam que nós
vamos dedicar-nos aos pagãos. 47 Porque é esta a
ordem que o Senhor nos deu: 'Eu coloquei você como luz
para as nações, para que leve a salvação até aos extremos
da terra'. "
48 Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram
isso, e começaram a elogiar a palavra do Senhor. E todos
os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé.
49 Desse modo, a palavra do Senhor se espalhava por
toda a região. 50 No entanto, os judeus instigaram
algumas senhoras ricas e piedosas, e também os líderes da
cidade; e provocaram uma perseguição contra Paulo e
Barnabé, e os expulsaram do seu território. 51 Então os
apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram
para a cidade de Icônio. 52 Os discípulos, porém,
estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.


Salmo Responsorial


Sl 98,1
1 Salmo. Cantem para Javé um cântico novo, pois ele fez
maravilhas:
sua direita e seu braço santo lhe deram a vitória.
Sl 98,2-3
2 Javé fez conhecer sua vitória, revelou sua justiça às
nações.
3 Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa
de Israel.
Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso
Deus.


Sl 98,3-4
3 Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa
de Israel.
Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso
Deus.


Evangelho
Jo 14,7-14


7 Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai.
Desde agora vocês o conhecem e já o viram."
8 Filipe disse a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso
basta para nós." 9 Jesus respondeu: "Faz tanto tempo
que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece,
Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz:
'Mostra-nos o Pai'? 10 Você não acredita que eu estou
no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a
vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que
permanece em mim, ele é que realiza suas obras. 11
Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. 12
Eu garanto a vocês: quem acredita em mim, fará as obras
que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou
para o Pai. 13 O que vocês pedirem em meu nome, eu o
farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se vocês
pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei."

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Na oração se tem a presença de Jesus

Na continuidade do diálogo e das palavras de Jesus, durante a ceia, tendo sido abordado o tema do "caminho", passa-se para o tema do "conhecimento". A "gnose", no tempo em que o evangelista João escreve, era uma doutrina segundo a qual pela perfeição do puro conhecimento é que se chegaria a Deus.
A questão ficava limitada à inteligência e à imaginação. Em contraposição, João, fazendo a memória das palavras de Jesus, destaca que conhecer o Pai é conhecer Jesus, crer nele e fazer as obras que são fruto do amor. Os discípulos, reconhecendo na prática de Jesus as obras do Pai, farão obras maiores do que as obras de Jesus, assumindo a continuidade de seu ministério ao longo do tempo. Seguindo o caminho de Jesus, conhecendo a vontade do Pai, se vive o amor. E na oração se tem a presença de Jesus, que a todos ilumina, inspira e fortalece.

José Raimundo Oliva

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»