terça-feira, 17 de maio de 2011

Leitura Bíblica - 22-05-2011

Páscoa


1ª Leitura
At 6,1-7


1 Naqueles dias, o número dos discípulos tinha
aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a
queixar-se contra os fiéis de origem hebraica. Os de
origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de
lado no atendimento diário. 2 Então os Doze
convocaram uma assembléia geral dos discípulos, e
disseram: "Não está certo que nós deixemos a pregação da
palavra de Deus para servir às mesas. 3 Irmãos, é
melhor que escolham entre vocês sete homens de boa
fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os
encarregaremos dessa tarefa. 4 Desse modo, nós
poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço
da Palavra." 5 A proposta agradou a toda a assembléia.
Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do
Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor,
Timon, Pármenas, e Nicolau de Antioquia, um pagão que
seguia a religião dos judeus. 6 Todos estes foram
apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as
mãos sobre eles.
7 Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O
número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e um
grande número de sacerdotes judeus obedecia à fé cristã.


Salmo Responsorial


Sl 33,1-2
1 Exultem em Javé, ó justos! Aos retos convém o louvor.
2 Celebrem a Javé com cítara, toquem para ele a harpa de
dez cordas.
Sl 33,4-5
4 Pois a palavra de Javé é reta, e sua obra toda é verdade.
5 Ele ama a justiça e o direito, e o amor de Javé enche a
terra.


Sl 33,18-19
18 Javé cuida daqueles que o temem, daqueles que
esperam por seu amor,
19 para livrar da morte a vida deles, e no tempo da fome
fazê-los viver.


2ª Leitura
1Pd 2,4-9


4 Aproximem-se do Senhor, a pedra viva rejeitada pelos
homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. 5
Do mesmo modo, vocês também, como pedras vivas, vão
entrando na construção do templo espiritual, e formando
um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios
espirituais que Deus aceita por meio de Jesus Cristo. 6
De fato, nas Escrituras se lê: "Eis que ponho em Sião uma
pedra angular, escolhida e preciosa. Quem nela acreditar
não ficará confundido." 7 Isto é: para vocês que
acreditam, ela será tesouro precioso; mas, para os que não
acreditam, a pedra que os edificadores rejeitaram
tornou-se a pedra angular, 8 uma pedra de tropeço e
uma rocha que faz cair. Eles tropeçam porque não
acreditam na Palavra, pois foram para isso destinados.
9 Vocês, porém, são raça eleita, sacerdócio régio, nação
santa, povo adquirido por Deus, para proclamar as obras
maravilhosas daquele que chamou vocês das trevas para a
sua luz maravilhosa.


Evangelho
Jo 14,1-12


1 Jesus continuou dizendo: "Não fique perturbado o
coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem
também em mim. 2 Existem muitas moradas na casa de
meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque
vou preparar um lugar para vocês. 3 E quando eu for e
lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês
comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também.
4 E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho."
5 Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para
onde vais; como podemos conhecer o caminho?" 6
Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7 Se vocês me
conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora
vocês o conhecem e já o viram."
8 Filipe disse a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso
basta para nós." 9 Jesus respondeu: "Faz tanto tempo
que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece,
Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz:
'Mostra-nos o Pai'? 10 Você não acredita que eu estou
no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a
vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que
permanece em mim, ele é que realiza suas obras. 11
Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. 12
Eu garanto a vocês: quem acredita em mim, fará as obras
que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou
para o Pai.


* * *

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»