terça-feira, 17 de maio de 2011

Leitura Bíblica - 19-05-2011

Páscoa

1ª Leitura
At 13,13-25


13 Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e
chegaram a Perge da Panfília. João, porém, separou-se do
grupo e voltou para Jerusalém. 14 Barnabé e Paulo
partiram de Perge e chegaram a Antioquia da Pisídia. No
sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. 15 Depois
da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga
mandaram dizer a eles: "Irmãos, se vocês têm alguma
palavra de encorajamento para o povo, podem falar." 16
Paulo então levantou-se, fez sinal com a mão e disse:
"Homens de Israel, e vocês que temem a Deus, escutem!
17 O Deus deste povo, o Deus de Israel, escolheu
nossos antepassados e multiplicou o povo durante seu
exílio na terra do Egito. Depois, ele os tirou daí, com
braço poderoso. 18 E, durante mais ou menos quarenta
anos, cercou-os de cuidados no deserto. 19 Destruiu sete
nações na terra de Canaã e deu a eles a posse do território
delas, 20 por quatrocentos e cinqüenta anos
aproximadamente. Depois disso lhes concedeu juízes, até
o profeta Samuel. 21 Em seguida, eles pediram um rei e
Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de
Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22 Após
depor Saul da realeza, Deus suscitou para eles o rei Davi,
do qual prestou o seguinte testemunho: 'Encontrei Davi,
filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele
cumprirá todas as minhas vontades'. 23 Conforme havia
prometido, Deus fez surgir da descendência de Davi um
Salvador para Israel, que é Jesus. 24 E João, o
precursor, havia preparado a chegada de Jesus, pregando
a todo o povo de Israel um batismo de arrependimento.
25 Estando para terminar a sua missão, João declarou:
'Não sou aquele que vocês pensam que eu seja! Vejam:
depois de mim é que vem aquele do qual não mereço nem
sequer desamarrar as sandálias!



Salmo Responsorial

Sl 89,2-3
2 Cantarei para sempre o amor de Javé, anunciarei de
geração em geração a tua fidelidade.
3 Pois eu disse: "Teu amor é um edifício eterno. Tu
firmaste a tua fidelidade mais que o céu".



Sl 89,21-22
21 encontrei o meu servo Davi, e o ungi com meu óleo
santo,
22 para que minha mão esteja sempre com ele, e meu
braço o torne valoroso.
Sl 89,25
25 Minha fidelidade e amor estarão com ele, e por meu
nome seu poder crescerá:



Sl 89,27
27 Ele me invocará: 'Tu és o meu pai, o meu Deus e o
meu rochedo salvador!'



Evangelho
Jo 13,16-20

16 Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu
senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o
enviou. 17 Se vocês compreenderam isso, serão felizes
se o puserem em prática."
JESUS É TRAÍDO POR UM DISCÍPULO
18 "Eu não falo de todos vocês. Eu conheço aqueles
que escolhi, mas é preciso que se cumpra o que está na
Escritura: 'Aquele que come pão comigo, é o primeiro a
me trair!' 19 Digo isso agora, antes de acontecer, para
que, quando acontecer, vocês acreditem que Eu Sou. 20
Eu garanto a vocês: quem recebe aquele que eu envio, está
recebendo a mim, e quem me recebe, está recebendo
aquele que me enviou."



* * *

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»