sexta-feira, 20 de maio de 2011

Santo do Dia - Pedro Aguilar Santos - 21-05

Pedro Aguilar Santos era sacerdote e foi assassinado na Guatemala, em 1981, por causa de sua luta pelo respeito à vida e pela transformaçăo das estruturas injustas.

De fato, toda a riqueza da Guatemala concentra-se nas măos de umas 300 famílias e de multinacionais. Isto significa que apenas 2% da populaçăo é dona de 80% da terra. E o pouco que resta nas măos dos indígenas e dos camponeses é tirado a ferro e fogo pelos latifundiários e militares.

Os que resistem săo ameaçados, intimidados, quando năo torturados e mortos. Quem se propőe a denunciar e a mudar esta situaçăo acaba assassinado, seja ele índio, camponęs, operário, estudante, religioso ou intelectual. Estes fatos foram relatados num depoimento dos monges de Weston.

O R A Ç Ã O

"Pai nosso. Pai dos 119 camponeses assassinados em Panzós, de suas viúvas, de seus órfăos. Pai daqueles 35 camponeses seqüestrados pelos para-quedistas, em Ixcán, a 7 de julho de 1975, de suas viúvas e de seus órfăos.
Pai dos 25 camponeses de Olopa, em Chuquimula, que foram metralhados pelos guardiőes da "ordem", cujos cadáveres foram devorados pelos căes e pelos urubus; de suas viúvas e de seus órfăos.
Pai das crianças inocentes do Rode Amatillo, Agua Blanca e outras comunidades, martirizadas para forçar suas famílias a fugirem e, assim, expulsá-las de sua terra, a fim de criarem gado e poderem exportar carne para o mundo "desenvolvido".
Pai da Rosa C..., que ficou sozinha com seis filhos depois que o Exército seqüestrou seu marido, seu filho de 21 anos e depois o de 19, porque procuravam saber onde estava seu papai ... Pai de todos os torturados, de todos os angustiados, dos que andam escondidos pelas cavernas, pelos montes, pela selva e que năo podem mais voltar para ver suas esposas nem seus filhos, por causa da repressăo e do terror militar ..."

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»