quarta-feira, 18 de maio de 2011

HISTÓRIA DA BÍBLIA - Parte 4


Ocasiões especiais
Nascimento:
Os filhos eram importantes por várias razões. Mais apreciados eram os filhos homens. Era tão importante Ter um filho, que o nome de uma mulher era mudado para "mãe de fulano", quando nascia o primeiro filho. Quando crescidos, os rapazes ajudavam a família a trabalhar a terra. As meninas eram muito menos importantes, mas sempre mão-de-obra útil.
Os pais recebiam presente matrimonial para compensar a perda do trabalho da filha, que deixava a casa para casar-se. Os filhos homens também era necessários para perpetuar o nome da família. Nos tempos mais antigos, quando ainda não acreditavam em vida após a morte, os israelitas pensavam que sobreviveriam nos seus filhos, de modo que sem filhos não teriam futuro. Por isso, quando um homem morria sem ter filhos, era obrigação do seu parente mais próximo casar-se com a viúva.
O primogênito deste matrimônio assumiria o nome do falecido e herdaria a sua propriedade (lei do levirato, Dt 25,5-6).


Costumes:
A criança recém-nascida era lavada e friccionada com sal (acreditava-se que isso fortalece a pele) e depois envolvida em fraldas. A mãe ou uma ajudante colocava a criança num pano quadrado. Depois dobrava os cantos sobre os lados e os pés da criança e enrolava faixas (não raro bordadas) ao redor de todo o corpo para manter os braços retos e presos. Várias vezes por dia as faixas eram soltas para massagear a pele com azeite de oliva e aplicar-lhe pó de folhas de murta. Esta operação continuava por vários meses, As faixas facilitavam à mãe o transporte do bebê num "berço" de lã nas suas costas. Durante a noite o berço era pendurado numa viga da casa ou em dois paus em forma de forquilha.
Normalmente as crianças eram amamentadas ao seio materno por dois ou três anos. A taxa de mortalidade infantil era muito alta por causa das más condições sanitárias de muitas casas.
No Antigo Testamento o recém-nascido recebia o nome quando nascia. O nome sempre tinha um significado. Podia dizer algo sobre o modo como a criança nasceu, sobre o seu temperamento ou sobre os sentimentos alimentados pela família em relação a Deus. Por exemplo, a mulher de Jacó, Raquel, que por longos anos havia esperado o seu primogênito, chamou-o José, que significa "que o Senhor acrescente outros filhos". O nome de Barac significa "raio". Elias quer dizer "o Senhor é Deus" e Isaías "Deus é salvação".


Cerimônias
Na época do Novo Testamento o recém-nascido do sexo masculino só recebia o nome no oitavo dia após o nascimento. Ao mesmo tempo era circuncidado. Entre outros povos os meninos eram circuncidados quando eram reconhecidos como membros adultos do clã. Mas, desde Abraão, Deus tinha feito da circuncisão, no oitavo dia depois do nascimento, o sinal físico da sua promessa a Abraão seus descendentes para sempre.
Esta cerimônia recordava aos israelitas que toda criança era membro do povo de Deus. Infelizmente o sentido real da cerimônia foi muitas vezes esquecido e no tempo de exílio de Babilônia era considerado simples sinal de membro do povo judeu.
Às vezes, nessa mesma ocasião, realizavam-se duas outras cerimônias. Se o recém-nascido era o primogênito da família., pertencia a Deus de modo especial e tinha que ser resgatado. Isso porque no tempo do êxodo, quando todos os primogênitos egípcios morreram, Deus salvara os primogênitos de Israel. Desde então os primogênitos pertenciam a ele.
"Todo primogênito do homem, entre teus filhos, tu o resgatarás (...) Isso será, pois, como um sinal (...) porque Iahweh nos tirou do Egito com mão forte"(Ex. 13,13ss). A primeira geração depois do êxodo foi resgatada pela consagração dos levitas ao serviço de Deus. Depois disso toda família pagava ao sacerdote cinco moedas de prata para resgatar o primogênito.

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»