segunda-feira, 16 de maio de 2011

Santo do dia - Săo Joăo Nepomuceno - 16-05

Joăo Nepomuceno nasceu por volta de 1330, em Pomuk, vilarejo nas proximidades de Praga, na Boęmia. De família pobre, nasceu quando seus pais já estavam em avançada idade. Daí ser "Joăo" o seu nome, numa alusăo ao nascimento de Joăo Batista que também nascera quando Santa Isabel já era bastante idosa.

Estudou na universidade de Praga, onde se formou em Direito Canônico e doutorou-se em teologia. Ordenado sacerdote, sua grande eloqüęncia levou-o ŕ corte, e ali tornou-se capelăo e confessor. A própria rainha e imperatriz Joana tomou-o para diretor espiritual.

Pouco se sabe da realidade dos fatos que culminaram no seu cruel martírio. Alguns afirmaram que Săo Joăo tornou-se um obstáculo às pretensőes do rei, desejoso de controlar a Igreja. A opiniăo mais comum, entretanto, é que na impossibilidade de arrancar-lhe o segredo da confissăo concernente à vida de sua esposa, o rei mandou torturá-lo.

Primeiramente queimaram em fogo lento suas partes íntimas. Como continuasse firme na decisăo de manter o segredo da confissăo, sem que ninguém percebesse foi lançado nas águas do rio Moldava.

Seu corpo foi, entretanto, descoberto e recebeu digna sepultura na Igreja de Santa Cruz. Em seu túmulo foi gravado este epitáfio: Aqui jaz o venerabilíssimo Joăo Nepomuceno, doutor, cônego desta igreja e confessor da rainha, ilustre pelos seus milagres, o qual por ter guardado o sigilo sacramental foi cruelmente torturado, e lançado de cima da ponte de Praga, no rio Moldava, por ordem de Venceslau IV, no ano de 1383.

ORAÇÃO

"Senhor, nós vos louvamos hoje dizendo com o Salmista: Aleluia! Feliz o homem que teme ao Senhor e se compraz com seus mandamentos! Sua descendência será poderosa na terra, a descendência dos retos será abençoada. Na sua casa há abundância e riqueza, sua justiça permanece para sempre. Ele brilha na treva como luz, ele é piedade, compaixão e justiça (Salmos e Cânticos, op. cit., Salmo 112.). "

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»