sexta-feira, 20 de maio de 2011

Está triste? Apanhe sol!

Saiba porque razões o clima influencia o nosso estado de espírito e humor.
A maioria das pessoas é sensível ao clima, não apenas pela influência positiva que a luz do dia exerce sobre o nosso estado de espírito, como pelo inverso: a chuva, o frio e os dias escuros são inimigos do bom humor. Por isso mesmo, no Verão as pessoas ficam, de uma maneira geral, mais sorridentes, abertas ao mundo e aos outros e, no Inverno, tornam-se mais introspectivas e caseiras.

Um das razões para que nos sintamos mais felizes na Primavera e Verão é a influência solar. A exposição à luz do sol estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, três substâncias responsáveis pelo bom humor, energia e regulação do ciclo do sono.

Além das reacções químicas positivas desencadeadas pela presença do sol no nosso organismo, existem também benefícios psicológicos. Nos meses e estações em que os dias são mais quentes, luminosos e longos, temos mais vontade de sair e de interagir. São momentos que atraem o convívio social e estimulam o bom humor. Talvez por isso os povos que moram em países tropicais sejam mais bem-humorados e tenham mais energia.

Por outro lado, o Outono e Inverno, em quem os dias são escuros e pesados e com temperaturas baixas, as reacções mais típicas são de hibernação, alguma tristeza e reflexão. Aliás, conforme indicam os estudos, os países com menor incidência de luz solar, registam um maior número de casos de pessoas com depressão. Regiões onde as pessoas ficam muito recolhidas estão mais propensas a cometerem suicídios e a apresentarem sintomas depressivos. Um dos motivos para que isso aconteça é o isolamento social.

Pesquisadores da Universidade de Surrey, em Inglaterra, fizeram um mapeamento no cérebro de 88 voluntários entre 1999 e 2003, e descobriram a existência de uma proteína que bloqueia a serotonina , resultando na maior possibilidade de desencadear humor negativo. Para diminuir essas estatísticas, em países como o Reino Unido as pessoas tem optado por passear ao ar livre, mesmo com frio e neve, não apenas para terem contacto com a luz do dia, mas para não estarem tão isoladas. Além da luz do sol motivar o bom humor, é também uma forma de estimular a produção de vitamina D.

Mas, para além da influência do clima no humor e na qualidade de vida, é possível regular o humor através da
alimentação. E, por último, mas não menos importante, a pratica de actividade física, responsável pelo aumento de endorfinas, é também uma forma de regular o bom humor em qualquer estação do ano!                                  
por Inês Menezes                

Link desta matéria

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»