sexta-feira, 20 de maio de 2011

10 razões para comer peixe azul

Saiba quais são

Atum, sardinha, cavala, salmão, anchova... Reduzem o chamado colesterol mau e cuidam do seu coração.
Ingira-os, pelo menos, três vezes por semana.

As gorduras presentes no peixe azul estão associadas a uma menor mortalidade por doenças cardiovasculares e a uma maior esperança de vida.
Para além dos seus efeitos saudáveis sobre o sistema cardiovascular, os ácidos gordos ómega-3 também beneficiam o correcto funcionamento e desenvolvimento do cérebro, ajudam a combater a psoríase, a osteoporose, a artrite reumatóide e os problemas de tiróide.

10 MOTIVOS PARA CONSUMIR ESTE TIPO DE PEIXE
1. Tem gorduras boas

O aumento da quantidade de ácidos gordos monoinsaturados e de ácidos gordos poliinsaturados ómega-3 (presentes nos peixes azuis) na alimentação tem inúmeros benefícios para a saúde. De acordo com os especialistas, as gorduras boas estão associadas a uma menor mortalidade por doenças cardiovasculares e a uma maior esperança de vida.

2. Contém proteínas

Tal como a carne e os ovos, as proteínas do peixe contêm todos os aminoácidos essenciais de que o nosso organismo precisa. É o caso da lisina (fundamental para o crescimento das crianças) ou do triptofano (estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor importante no processo bioquímico do sono e responsável pelas sensações de bem-estar).

3. Reduz o colesterol

O peixe azul ou meio gordo é rico em ácidos gordos ómega-3, que aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o mau (LDL).

4. Contém vitaminas

É rico em vitamina A, essencial à visão e para a saúde da pele e dos tecidos superficiais; vitamina D, fundamental para a absorção de cálcio e de fósforo; e vitamina B12, necessária ao metabolismo do corpo.

5. Mineraliza

Contém minerais como o cálcio, essencial para os ossos e para os dentes; o magnésio, para o funcionamento dos músculos; e o fósforo, imprescindível ao cérebro.

6. Combate o cancro

Os ácidos gordos ómega-3 reduzem o crescimento das células cancerígenas humanas e contribuem para a recuperação das defesas em diferentes tipos de tumores.

7. Bom na gravidez

Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard (EU A) concluiu que as mulheres que comem peixe azul durante a gravidez ajudam a aumentar a capacidade cognitiva dos seus bebés.

8. Beneficia a digestão

Facilita o trabalho digestivo do estômago, porque tem um baixo conteúdo de colagénio e porque as suas proteínas são pouco fibrosas. Para que não se torne pesado (mais difícil de digerir), evite fritá-lo ou refogá-lo. É preferível cozinhá-lo na grelha, ao vapor, no forno ou em papillote.

9. Muita variedade

Não só de peixes mas também de formas de os cozinhar. Atum, cavala, salmão, sardinha, anchova, enguia... Todos têm doses elevadas de ácidos gordos ómega-3.

10. É muito completo

Existem centenas de receitas para o confeccionar e inúmeras formas de o comprar: fresco, em conserva, congelado, etc.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»