quarta-feira, 18 de maio de 2011

HISTÓRIA DA BÍBLIA - Parte 2

AMBIENTE E GEOGRAFIA NA BÍBLIA

Nesta seção você encontrará algumas características sobre o meio ambiente, as condições climáticas do povo da Bíblia. Também apresentaremos alguns animais e plantas que aparecem nas escrituras.

Animais, Aves e Plantas da Bíblia

Entre os animais, aves e plantas que aparecem na Bíblia podemos conhecer:

Animais
URSO

O urso marrom sírio era bastante comum nas áreas de florestas e colinas de Israel nos tempos bíblicos. Os ursos comem de tudo. Habitualmente vivem de frutas, raízes, ovos, ninhos de abelhas e formigas. Mas quando estão famintos podem atacar rebanhos de ovelhas.
Davi, quando pastor, teve que defender seu rebanho contra eles. A Bíblia também conta como dois ursos atacaram um grupo de pessoas que zombavam do profeta Eliseu.
O urso marrom sírio ainda vive no Oriente Médio, mas não em Israel.
Leia os seguentes textos:
1Samuel 17, 34-36; 2 Samuel 17,8; 2 Reis 2,24



Jumento e Mulo:
Animais de Carga
Estes são animais de carga mais comuns, empregados por ricos e pobres para o transporte de cargas pesadas e também para cavalgar.
O jumento descende do asno selvagem da África sententrional. O mulo é fruto de cruzamento entre o asno (macho)e a égua.
Tanto o jumento como o mulo têm pé firme e conseguem viver melhor que o cavalo em regiões inóspitas.O jumento é o `herói` da história de Balaão. Os jumentos perdidos levaram Saul ao encontro decisivo com Samuel.
Finalmente, Jesus montou num jumento para entrar em Jerusalém no Domingo de Ramos.
Leia os seguentes textos:
Números 22; Zacarias 9,9; Mateus 21, 1-11

 
Camelo:
Camelo
No Antigo testamento geralmente se trata do camelo árabe de uma só corcova (dromedário) de valor inestimável para os nômades do deserto. Contenta-se com pouco e é capaz de andar vários dias sem beber água.
Em viagens normais transporta carga de cerca de 180 Kg, além do cavaleiro. A Bíblia menciona-o na história de Abraão, Jacó e Jó. Aos israelitas era proibido comer a sua carne.

Leia os seguentes textos:
Gn 12, 16; 30,43; Jó 1,3


Cavalo:
Cavalo Nos tempos bíblicos só os ricos possuíam cavalos. Não eram criados em Israel antes de Davi.
A posição geográfica do país permitiu a Salomão tornar-se intermediário, que comerciava carros importados do Egito e cavalos importados da Turquia (Cilícia) O cavalo era arma "arma de guerra e simbolizava poder.
Leia os seguentes textos:

Ex. 14,23; Js 11,4; Est. 6, 8-11








AVES DA BÍBLIA

Águia e Abutre:

Águia e Abutre A palavra habitualmente traduzida por "águia" também incluí o abutre fusco.
A distância os dois parecem semelhantes. Isaías e o salmista falam da força e do vigor da águia. A águia era o emblema das legiões romanas.
Provavelmente Mateus tinha isso em mente quando falou das águias que esperavam a queda de Jerusalém.


Leia os seguentes textos:
Is. 40, 31; SI. 103, 5; Mt. 24, 28

PLANTAS DA BÍBLIA
Linho:
Favas e Lentilhas
As roupas de linho são feitas desta graciosa planta de flores azuis, que atinge cerca de 45 cm de altura. Arrancada a planta, separam-se as fibras da haste imergindo-a em água (maceração).
Depois podem ser cardadas e tecidas como fios. As fibras também são usadas para cordas, redes e pavios de lamparinas. O linho também era usado para velas de barcos. No Egito e em Israel servia para envolver cadáveres e para confecção de roupas finas.
Estas Plantas podem ser encontradas no relato de:
Ex.26,1; Js. 2,6; Pr. 31,13; Ez. 27,7; Mc. 15,46; Jo. 19,40


Canela:
Óleo destilado da casca da árvore homônima e usado para condimentar alimentos e vinho.
Esta Planta podem ser encontrada no relato de:(Ct. 4, 14; 8,2)



Papiro: Planta da família das ciperáceas que crescia em terrenos alagadiços do Delta do Nilo ( e ainda cresce ao norte de Israel), da qual se fazia o papel do mundo antigo.
A sua parte superior com flores semelhantes a uma vassoura chega a mais de 3 m de altura . As longas hastes eram cortadas em tiras finas. Essas eram então unidas em duas camadas, uma sobre a outra em ângulo reto e prensadas com ajuda de uma superfície dura de madeira.
Cada folha assim formada era, a seguir, colada na extremidade da outra folha formando um rolo. Grande parte da Bíblia foi escrita sobre papiro. Este também era usado para fabricar embarcações e cestos , cordas e sandálias.

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»