A palavra DÍZIMO quer dizer 10%, ou dez de cada cem. Significa a entrega de 10% dos 100% que Deus nos dá. O DÍZIMO é a devolução, contribuição, ato de amor e gesto de partilha. Nós não pagamos o Dízimo; nós devolvemos o Dízimo, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus.
DÍZIMO é uma íntima e profunda relação entre a criatura e o criador, pois Deus é o criador de todas as coisas e de todos. Se produzimos é porque ele criou as condições.
Hoje quando se fala em Dízimo, antes da contribuição em dinheiro, devemos entender a participação do cristão na comunidade. A oferta do dízimo será decorrência desta participação.
Quando ofertamos o dízimo devemos faze-lo como oração e agradecimento a Deus, no íntimo do nosso coração, e não apenas depositar o envelope, como muitas pessoas fazem.
O Dízimo não pode ser o que sobra, mas sim, a primeira coisa a ser paga, pois para Deus não podemos dar o resto e sim as primícias, como diz a Bíblia no Gn 4,1-8 na passagem de Caim e Abel. Antes de definir o quanto vamos devolver devemos pedir inspiração a Deus, para fazer-mos justiça com a comunidade.
Muitas pessoas ficam receosas de que dando 10% irá faltar em sua casa e ficam mendigando migalhas que sobram para Deus: Deus não precisa de nossas migalhas! Ele nos dá tanta coisa que se percebêssemos ficaríamos assustados com tanto amor e misericórdia.
Aquele que tem pouco, dê pouco, mas aquele que tem muito não precisa ter medo de dar muito. Conforme a Bíblia, ele vai receber de Deus a recompensa, não é que Deus se deixa comprar. Mas quem dá de coração, mora no coração de Deus. Quem dá com cálculos, recebe só calculado, no que ele msmo deu o Dízimo é assim. Uma maneira de nos liberta do egoísmo, da cobiça, da escravidão às coisas materiais, da solidão. Porque no Dízimo expressamos o nosso compromisso com a comunidade a que pertencemose assim seremos mais participantes.
Assim o Senhor nos díz: (Ml 3, 10-12)
"Pagai Integralmente os Dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos Céus e se não derramos a minha benção sobre vós muito além do necessário ..."
2. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA
- "Honra ao Senhor com teus bens, ..." (Pr 3,9-10);
- "A cada três anos tomarás o dízimo da tua colheita ..."(Dt 14, 28-29);
- "Todos os anos separarás o Dízimo ..." (Dt 14,22)
- Quem deve receber o dízimo? "Os filhos de Levi, ... têm por missão receber o Dízimo ..." (Hb 7,5)
- É o Dízimo uma obrigação? "Todos os Dízimos da terra, ... são coisas consagradas ao Senhor" (Lv 27,30)
- A Deus não se engana: "Pode um homem enganar a Deus? ..." (Ml 3,8-9)
- Dízimo é um desafio de fé: "Pagai integralmente os dízimos..." (Ml 3,10)
- A palavra de Jesus: "Que te parece, Simão? De quem os reis da terra cobram os impostos ou tributos..." (Mt 17,24-27)
3. DÍZIMO: ESPONTÂNEO E LIVRE
O Dízimo não foi inventado; ele nasceu espontaneamente, como resposta do homem e da mulher à bondade e misericórdia de Deus. "Cada um que se dispõe a oferecer o Dízimo o faça conforme suas posses e de acordo com seu coração" (2 Cor 9,7)