sábado, 30 de abril de 2011

JOÃO PAULO II - O caminho para se tornar santo

Desde que se facilitou o caminho da canonização para os futuros santos, com a reforma do Código de Direito Canónico de 1983, diminuíram os obstáculos e exigências para se chegar a santo, o que permitiu ao falecido Papa João Paulo II proclamar 476 santos e 1.314 beatos em 25 anos de pontificado.


São três as etapas pelas quais deve passar o candidato a santo - confirmação das "virtudes heroicas", beatificação e canonização - para as quais é necessário um milagre comprovado.


O primeiro passo para o processo de beatificação geralmente é dado pelo bispo da diocese à qual pertence o candidato e dificilmente antes dos cinco anos posteriores à sua morte.


No caso da Madre Teresa, que foi beatificada em 2003, durante cerimónia presidida pelo Papa na Praça de São Pedro, a investigação foi iniciada em 1999, apenas dois anos depois da sua morte, graças a uma decisão especial do pontífice.


Durante a investigação, primeiro demonstra-se que o candidato tinha "fama de santidade" e que merece ser proposto à canonização.


O bispo e/ou leigos, ou inclusive um chamado "postulador" (espécie de advogado de defesa), levam posteriormente a proposta à Congregação para as Causas dos Santos - mais conhecida em Roma como "fábrica de santos" - que está encarregue de dar o "nihil obstat" (permissão) para iniciar o verdadeiro processo das "virtudes heróicas".


O postulador deve reunir toda a informação, desde depoimentos a cartas e escritos, para demonstrar que o candidato praticava de forma "heróica" e continuada as virtudes da fé.


O informe passa, então, pelas mãos do antigamente chamado "advogado do diabo" (assim denominado porque criava vários travões e obstáculos no caminho do candidato), actualmente conhecido como "promotor da fé", que passou a ser quase um colaborador do futuro santo, tratando de ajudá-lo indirectamente a demonstrar as suas qualidades.


Os teólogos consultores, os cardeais e até o Papa têm o direito de opinar nesta etapa do processo, depois da qual se pode prever a beatificação, sempre e quando se tenha demonstrado a existência de pelo menos um milagre que possa ser atribuído ao candidato.


A reforma do Código de Direito Canónico exige a demonstração de um milagre para proclamar um santo.



No caso da Madre Teresa de Calcutá, foi-lhe atribuído o milagre de ter salvo da morte por cancro de estômago a jovem indiana Monica Besra, de 35 anos, que em 1998 se curou de forma inexplicável.


Mas demonstrar a validade do milagre não é tarefa fácil. A Congregação para a Causa dos Santos vale-se da assessoria de uma equipe da 70 médicos e vários especialistas, assim como dos estudos clínicos aos quais é submetido o indivíduo supostamente curado por um milagre.


Uma primeira aproximação do fenómeno denominado "milagre" é que a cura tenha acontecido de forma instantânea, perfeita e duradoura e inexplicável cientificamente, como a de uma doença incurável ou muito difícil de se tratar.
@SAPO/AFP

« SANTO DO DIA »

«« DOCUMENTÁRIOS »»

»»»»»» REFLEXÃO E FÉ ««««««

««« Padre Zézinho »»»